Nossa Senhora do Resgate :: Antônio Cardoso

Mural especial :: Corpus Christi
Corpus Christi, Dizimo
Corpus Christi
Corpus Christi, Calice
Corpus Christi
Corpus Christi, Terco
Corpus Christi
Corpus Christi, Coracao
Corpus Christi
Corpus Christi, Rua
Corpo de Cristo
Corpus Christi, Santo
Corpo de Cristo
Corpus Christi, Jesus
Corpo de Cristo
Corpus Christi, Partilha
Corpo de Cristo
 

 

:: N. Sa. do Resgate ::

Atualmente a Paróquia de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas na sede do município tem seu período comemorativo no mês de dezembro, administra as capelas filiais sendo uma das 36 paróquias da forania 3 existentes na Arquidiocese de Feira de Santana.

Presta serviços nobres aos seus fiéis onde atualmente em 2009 o Pároco é o jovem Claudeomiro Rodrigues Alves, conhecido como Igor onde diz que quer ser um padre para servir o povo de Deus da melhor maneira possível e que continuará buscando a espiritualidade de Jesus, o Bom Pastor, na sua missão.

Destacam-se como pontos turísticos a centenária capela do distrito de Santo Estêvão Velho junto com a imagem do Padroeiro o santo Estêvão.

 

Paróquia de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas

 

Ver Fotos [+]veja mais...

 

:: Contando a História ::

A primeira penetração religiosa no território se deu no final do século XVII, a chegada do Jesuíta José de Aragão e Araujo por volta de 1690, na região da margem esquerda do Paraguaçu, já desbravada na época das bandeiras, vindo dos Conventos da Cachoeira, subiu o médio Paraguaçu e criou a humilde capela de palha com invocação ao Santo Estêvão (1º) ao norte da foz do Paraguaçu e ao oeste da margem do rio Jacuípe na sua fazenda de mesma denominação da imagem. O lugar era populoso na época e começou a ser povoado.

Os moradores constituídos de nativos, estrangeiros e descendentes viviam dispersos pelas fazendas da região e começou a serem catequizados. Tornando uma Sesmaria religiosa. Formou um arraial em volta da capela com população e cultura heterogênia: nativos, negros escravizados, senhores, jesuítas e miscigenados. Sendo elevada a categoria de Freguesia (distrito). Em 1739, Mais tarde, para fugir da seca que assolava a região, e por a população local ser dispersa dificultando arrecadação do dízimo, o padre deixou a capela e seguiu em busca de água para si e seus animais. Assim a história da região foi extraviada pelo Padre José da Costa Almeida que deslocou a estátua religiosa para outro lugar.

Onde o relevo é plano e por possuir mais moradores na época favorecendo a arrecadação do dízimo. Criou a 2ª capela nas vizinhanças do riacho Salgado. Os moradores da 1ª que discordaram da retirada da imagem buscaram para o local anterior. Esse padre abandonou a 2ª desgostoso. Os administradores da Igreja Católica na Capitania da Bahia providenciaram outra imagem do santo Estêvão diferente da primeira em 1751, e o Arcebispo Dom José Botelho de Matos criou outra Freguesia em 1752, com a denominação de Santo Estêvão do Jacuípe (Adro). Tomando a identidade (nome) da 1ª que passou a chamar Santo Estêvão Velho. A margem do rio Jacuípe banha a 1ª e não a 2ª capela, seus moradores não aceitaram serem dominados pela 2ª.

Em 1823, o Vigário do Adro viu-se obrigado a fazer o pedido ao Arcebispado da Província da Bahia para criar a capela de Nossa Senhora do Resgate, no território da primeira capela, no local que só tinha pés da árvore Umburanas com Gravatá. Para conformar os moradores com a perda do nome primitivo da região para o vizinho. A Assembléia Provincial da Bahia decretou a Resolução Provincial de 10 de Abril de 1843, sancionada pelo Presidente da Província, criando a Freguesia de Nossa senhora do Resgate das Umburanas.

Ver Fotos [+]veja mais...

 

Fontes: Arnaldo da Silva Soares

Obs: O texto acima é editado com bases em informações pesquisadas
através da Internet e arquivos cedidos pelo historiador citado

 

participe no orkut
participe do Facebook
Siga-me no Twitter

Eventos :: Recentes

Comunidades

 

Galeria de Fotos

Praça Bule-Bule Igreja, Praça Matriz Igreja, Praça Poço Rio Paraguaçu Passeio de Carroça Rio Paraguaçu

 

Eventos

Este site exibe seu conteúdo de forma pública onde possui propaganda, vídeos e noticias por meio de terceiros, os mesmos podem utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.

 

Sobre

Todas informações vinculadas em nosso site são referente ao município de Antônio Cardoso no estado da Bahia, as mesmas informações não são ligadas ao o uso pessoal ou orgãos públicos por serem fornecidas de forma espontânea e pública através do povo do município.