Paus Altos | Município :: Antônio Cardoso

Mural especial :: Roda de Capoeira
Roda de Capoeira
Roda de Capoeira
Capoeira, Feminina
Capoeira, Feminina
Roda de Capoeira
Roda de Capoeira
Capoeira, Antonio Cardoso
Capoeira, Antonio Cardoso
Berimbau, Capoeira
Berimbau, Capoeira
Roda de Capoeira
Roda de Capoeira
Capoeira, Festa Sao Roque
Capoeira, Festa Sao Roque
Roda de Capoeira
Roda de Capoeira
 

 

:: Comunidade Quilombola Paus Altos ::

Quilombola | Paus Altos

A comunidade de Paus Altos é uma comunidade quilombola auto-reconhecida por sua população e certificada pela Fundação Cultural Palmares. A comunidade está organizada em forma de Associação Comunitária fundada em 26 de outubro de 2002. A Ascortapa possui 62 famílias associadas, atingindo com suas ações aproximadamente 300 pessoas direta e indiretamente.
A Ascortapa desenvolve ações de geração de renda atualmente através de 03 grupos produtivos: Jovens Apicultores, Sete Damas e Grupo de Produtos da Mandioca.

O grupo Jovens Apicultores foi fundado em 30 de setembro de 2004 pelos jovens da comunidade e atualmente possui 47 apicultores distribuídos em 06 comunidades (Paus Altos, Santa Cruz, Caroá, Salgado, Mangabeira e Subaé). Os apicultores em sua maioria são jovens, dentre eles 11 mulheres. A atividade produtiva do grupo atualmente está voltada para a produção de mel de abelha com ferrão da espécie apis mellifera, criada de forma racional em áreas de caatinga das comunidades. O mel produzido na comunidade tem as características típicas das floradas do Sertão da Bahia, com seu aroma, sabor, coloração e propriedades medicinais próprias.

O Grupo Sete Damas foi formado por 15 mulheres da comunidade de Paus Altos, em março de 2006. O objetivo do grupo foi criar oportunidade de geração de renda para as mulheres da comunidade de forma que se pudesse associar atividade econômica com emancipação feminina através da valorização do papel das mulheres na comunidade. Atualmente o grupo trabalha com sete mulheres na produção de doces, comportas, licor e geléias utilizando frutas coletadas na própria comunidade. O trabalho das Sete Damas tem uma importância muito grande para a comunidade, pois além gerar um incremento na renda familiar também ajuda a preservar a flora frutífera nativa da comunidade. Recentemente o grupo fornece os doces produzidos para a alimentação escolar do município, e isso significou um avanço muito grande para a produção local.

O grupo de mandioca, anteriormente denominado GPM (Grupo dos Produtores de Mandioca), é a organização produtiva mais antiga da comunidade, sendo formado em 2003 com produtores de mandioca da comunidade de Paus Altos e Limoeiro, no entanto, atualmente a atuação do grupo é apenas na comunidade de Paus Altos. O grupo atua na produção de biscoitos, sequilhos e beiju de diversos tipos (coloridos, secos e recheados) utilizado a fécula da mandioca. Todo produção é realizada em forma coletiva com a participação de produtores da própria comunidade. Esse ano, os produtos do grupo foram inseridos na alimentação escolar do município. [+]leia mais... continue a leitura

 

Fonte: www.pausaltos.com.brcontinue a leitura

Autor: Ozeias de Almeida

 

Obs: O texto acima é editado com bases em informações pesquisadas
através da Internet e arquivos cedidos pelo site: pausaltos.com.br

participe no orkut
participe do Facebook
Siga-me no Twitter

Eventos :: Recentes

Comunidades

 

Galeria de Fotos

Praça Bule-Bule Igreja, Praça Matriz Igreja, Praça Poço Rio Paraguaçu Passeio de Carroça Rio Paraguaçu

 

Eventos

Este site exibe seu conteúdo de forma pública onde possui propaganda, vídeos e noticias por meio de terceiros, os mesmos podem utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.

 

Sobre

Todas informações vinculadas em nosso site são referente ao município de Antônio Cardoso no estado da Bahia, as mesmas informações não são ligadas ao o uso pessoal ou orgãos públicos por serem fornecidas de forma espontânea e pública através do povo do município.