1/3 História do Município :: Antônio Cardoso

Anúncios relacionados a bermuda masculina

Compre sua Bermudas Masculinas
Ache ótimas Bermudas Masculinas
Compare e ache o menor preço de Bermuda Masculina

 

Antonio Cardoso

No início das invasões portuguesas sobre a América esse território fazia parte da sesmaria de Cachoeira. Por volta de 1690, foi instalada na região a imagem do Santo Estevão pelo Jesuíta Português José de Aragão e Araújo em sua fazenda, hoje, Santo Estevão Velho. A capela de Santo Estevão não foi elevada a condição de Freguesia em seu lugar primitivo. Depois de 49 anos da imagem presente no local foi retirada em 1739, pelo padre José da Costa Almeida, por causa da seca, que forçou sair em busca de comida e água para seu rebanho. Vindo a instalar alguns quilômetros de distância da primeira capela. Criando uma segunda capela para o Santo Estevão. Onde hoje situa a Cidade de Santo Estevão. Provocando uma disputa pela posse da imagem do santo entre as comunidades das Capelas VELHA e NOVA. O padre levava a imagem para a segunda capela, mas no dia seguinte alguém que discordava com sua retirada buscava para o local da primeira. Apenas depois de 12 anos da retirada da imagem que o impasse veio ser resolvido. Em seguida os moradores da segunda capela cuidou de providenciar outra imagem do Santo Estevão e batizou o local de Santo Estevão novo(mais tarde de Jacuípe), criada a capela em 1751. Enquanto a primeira capela passou a se chamar Santo Estevão Velho. O padre não tinha a intenção de dividir os devotos do Santo Estevão na região, mas tinha feito na prática. Os administradores da Igreja Católica na época tomaram a imagem do santo da primeira capela e deram a segunda elevando a categoria de Freguesia (distrito). Atrasando a urbanização da Capela Velha e o desenvolvimento econômico do território. Atrapalhando a independência do local. A partir de 1753, foi território de Ipirá.
Em 1754, foi criada a Freguesia de Santo Estevão de Jacuipe (NOVO) de 2ª Classe, a região ficou em seu domínio. A capela VELHA acabou perdendo a patente(nome) sobre a imagem do santo. Tanto Ipirá quanto Santo Estevão NOVO eram distritos de Cachoeira. Os moradores da 1ª capela descontentes continuaram não aceitando as ordens da 2ª. A presença do Santo Estevão na capela velha passou a representar o protesto e resistencia de seus moradores a retirada da imagem.

No dia 12/08/1823, o vigário morador daquela Freguesia, o Jesuíta Francisco Gomes dos Santos Almeida visando conformar os insatisfeitos com a perda do santo para a Capela nova "presentea" a capela Velha com o pedido ao Arcebispado Titular da Província da Bahia com Sede vacante para criar uma capela denominada de Nossa Senhora do Resgate no lugar que só existia pés da árvore Umburanas com Gravatá no meio do latifúndio da Fazenda Cavaco. Essa decisão acabou dividindo os moradores do atual territorio porque o devoto de um santo não aceita o outro. Portanto a Santa Resgate não tinha como apagar nem fundir a fé ao Santo Estevão. Depois de 153 anos de história da imagem do Santo Estevão instalada no local foi criada a Freguesia de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas pela Resolução Provincial nº 183, de 10/04/1843, sancionada pelo Presidente da Província da Bahia, Joaquim José Pinheiros de Vasconcelos. Cujos limites territoriais na época: ao sul com a Freguesia de São Pedro do Monte de Muritiba (1705); ao norte com a Vila do Arraial de Feira de Sant'Anna (1833); ao leste com a Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira(1693) e a Freguesia de São Gonçalo dos Campos(1696); ao oeste com a Freguesia de Santo Estevão de Jacuípe(1754). Coube ao 17º Arcebispado da Província da Bahia, Dom Romualdo Antonio de Seixas celebrar a elevação da capela à categoria de Freguesia (subdistrito) da ordem de 3ª Classe, desmembrada da Santo-estevense e continuou dominada como filial da Freguesia de Santo Estevão de Jacuípe (NOVO) no Município de Cachoeira. Foi incorporado ao território de Feira de Santana através da Lei Provincial nº 804/1876, para separar os Santos Estevão e abafar a perda do santo pela Capela Velha. Depois a Freguesia de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas passou a pertencer ao Município de São Gonçalo dos Campos quando este foi criado com a Lei Provincial nº 2.460, de 28/07/1884; em 1920 denomina-se ?Umburanas?...

Continuação »

participe no orkut
participe do Facebook
Siga-me no Twitter

Fotos :: Recentes

Mirante da Ilha, o sabor da muqueca Pç. Bule-Bule festa, encontro e lazer A historia começa em torno da devoção Banho e lazer é no rio Paraguaçu Poço distrito tradição do samba de roda Ilha de Antonio Cardoso

Anúncios :: Ofertas

Visitantes :: On-line


contador visitante

Twitter :: Orkut :: Youtube :: Facebook

Blogger | Antonio Cardoso Bahia Flickr | Fotos Antonio Cardoso Twitter | acbahia | Siga-me
Participe conosco no orkut Antonio Cardoso | YouTube Antonio Cardoso | Mural de recados

Comunidades

 

Galeria de Fotos

Praça Bule-Bule Igreja, Praça Matriz Igreja, Praça Poço Rio Paraguaçu Passeio de Carroça Rio Paraguaçu

 

Eventos

Este site exibe seu conteúdo de forma pública onde possui propaganda, vídeos e noticias por meio de terceiros, os mesmos podem utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.

 

Sobre

Todas informações vinculadas em nosso site são referente ao município de Antônio Cardoso no estado da Bahia, as mesmas informações não são ligadas ao o uso pessoal ou orgãos públicos por serem fornecidas de forma espontânea e pública através do povo do município.